Blog

MUDANÇAS NO ISSQN – IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA

A Lei Complementar Federal nº. 175 de 23/09/2020, publicada no Diário Oficial da União de 24/09/2020, alterou a legislação do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza para os serviços abaixo:

4.22 – Planos de medicina de grupo ou individual e convênios para prestação de assistência médica, hospitalar, odontológica e congêneres;

4.23 – Outros planos de saúde que se cumpram através de serviços de terceiros contratados, credenciados, cooperados ou apenas pagos pelo operador do plano mediante indicação do beneficiário.

5.09 – Planos de atendimento e assistência médico-veterinária.

15.01 – Administração de fundos quaisquer, de consórcio, de cartão de crédito ou débito e congêneres, de carteira de clientes, de cheques pré-datados e congêneres.

15.02 – Abertura de contas em geral, inclusive conta corrente, conta de investimentos e aplicação e caderneta de poupança, no País e no exterior, bem como a manutenção das referidas contas ativas e inativas.

A Lei 175/2020 determina que o local de cobrança do ISSQN passa a ser o do município onde a atividade é efetivamente prestada, mais especificamente, a cidade onde se encontra o tomador/consumidor do serviço prestado.

Essa alteração visa evitar a dupla tributação (na origem e no destino) e vai beneficiar municípios menores que não tem a presença de grandes empresas.

Haverá apuração nacional e centralizada do ISSQN para os serviços da lista acima mencionada.

A nova lei tem efeitos a partir de 24/09/2020, data de sua publicação, mas haverá um período de transição com a partilha do ISSQN entre o município de origem e o de destino do serviço. Somente a partir de 01 de janeiro de 2023 em diante, é que, de fato, o ISSQN será recolhido integralmente ao município onde o serviço é prestado ao consumidor/tomador.

A lei criou o CGOA – Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN, órgão que vai regulamentar a operacionalização e o atendimento pelos contribuintes das mudanças ocorridas. Criou ainda o GTCOA – Grupo Técnico do Comitê Gestor das Obrigações Acessórias do ISSQN, órgão auxiliar do CGOA.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBEM

Open chat