Blog

Para que serve a contabilidade?

Para a maioria dos empreendedores, a contabilidade é sempre um assunto complexo. Isso porque, além das várias regras e normas contábeis, envolve também uma alta carga tributária. Mas o fato é que, sem ela, você não conseguirá acompanhar o seu negócio, não saberá se ele é bem-sucedido ou não, e provavelmente terá problemas com impostos.  

Com a ausência de um processo contábil eficaz, você também terá dificuldade em obter empréstimos bancários e investidores, porque muitas vezes eles exigem informações financeiras detalhadas.

A boa notícia é que dá pra ser diferente. Contando com uma gestão contábil, baseada em processos consistentes, que seja capaz de garantir compliance fiscal, certamente o seu negócio irá crescer, mantendo saúde financeira e lucratividade

Neste artigo, mostramos tudo sobre contabilidade, indicando os benefícios desse processo. 

Aproveite o conteúdo!

O que é e para que serve a contabilidade?

Basicamente, o papel da contabilidade se concentra em registrar todas as informações financeiras da sua empresa.  

De acordo com a Investopedia,

“A contabilidade é o processo de registrar transações financeiras pertencentes a um negócio. O processo contábil inclui resumir, analisar e relatar essas transações para agências de supervisão, reguladores e entidades arrecadadoras de impostos.”

Na gestão de uma empresa, a contabilidade desempenha um papel vital na administração do negócio porque contribui para o seu crescimento de várias formas. Veja só:

  • Ajuda a rastrear receitas e despesas;
  • Contribui para garantir a conformidade fiscal;
  • Fornece aos investidores, à administração e ao governo informações financeiras quantitativas que podem ser usadas na tomada de decisões de negócios.

O papel da contabilidade na gestão de uma empresa

Na prática, a contabilidade permite que você mantenha seus registros financeiros sempre atualizados, garantindo compliance fiscal. De outro modo, ela também orienta as tomadas de decisão do gestor.

Com uma estrutura contábil eficiente, as empresas podem fortalecer o seu negócio, ganhando vantagem competitiva em um mercado altamente disputado.

Ao contar com um escritório contábil parceiro, você passa a ter o suporte de um profissional que atua em várias frentes. Cabe ao contador: registrar; organizar; demonstrar; analisar e acompanhar o desempenho financeiro e o cumprimento das obrigações contábeis da empresa.

Contabilidade: demonstrações financeiras exigem atenção de um time fiscal e contábil

Dentro do escopo das atividades de um escritório contábil, existem três principais demonstrações financeiras que devem ser entregues. Muito além de serem obrigações fiscais importantes, esses documentos são relevantes também porque apresentam dados estratégicos sobre o desempenho financeiro da organização. Conheça as três principais demonstrações financeiras:  

  • A demonstração de resultados apresenta informações sobre os lucros e perdas;
  • O balanço fornece uma visão clara da situação financeira da sua empresa numa determinada data;
  • A demonstração de fluxo de caixa conecta os dados da demonstração de resultados e do balanço patrimonial. Assim, é possível identificar o caixa gerado e gasto durante um período específico de tempo.

7 vantagens da contabilidade 

Ao contar com um serviço de contabilidade, a empresa passa ter acesso a uma série de vantagens. Um dos principais benefícios, sem dúvida, é a organização financeira. Mas, é claro, que existem outros. Listamos, a seguir, pra você. Confira:

#1 Registro Completo e Sistemático 

A contabilidade é baseada em princípios amplamente conhecidos pelos profissionais da área. Como tal, a contabilidade permite um registro completo e sistemático de todas as transações comerciais. A limitação do ser humano, que não consegue manter todas as transações em mente, é superada pela contabilidade, pois toda e qualquer transação comercial pode ser registrada e analisada usando a gestão contábil. 

Vale destacar que, atualmente, muitas das funções do setor foram automatizadas e podem ser realizadas em softwares contábeis! 

#2 Determinação do preço de venda 

A principal função da administração é a tomada de decisões. A contabilidade auxilia e orienta a administração na tomada de decisões em relação à determinação do preço de venda, dedução de custo, metas de aumento de vendas, entre outros aspectos.

#3 Avaliação do Negócio 

Em caso de venda da empresa ou conversão de um negócio em outro, a contabilidade permite calcular o valor verdadeiro e justo do negócio. A partir dos instrumentos contábeis, a imagem correta pode ser representada no Balanço Patrimonial e, como tal, o preço de compra pode ser determinado. O Balanço Patrimonial mostra o valor dos ativos e passivos do negócio que pode ser usado para calcular seu patrimônio líquido.

#4 Provas no Tribunal de Justiça 

As transações comerciais são registradas nos livros de contas apoiadas por documentos autenticados e comprovantes. Como tudo está sempre organizado, as contas podem ser usadas como prova no tribunal diante de qualquer processo.

#5 Em conformidade com a lei 

Cada empresa tem o desafio de lidar com vários departamentos governamentais, pagamento de tributos e muitas obrigações fiscais. Imposto de renda, imposto sobre vendas, impostos especiais de consumo são apenas alguns deles. Assim, a contabilidade é responsável pela preparação e arquivamento de declarações, cálculos e pagamentos de impostos.

#6 Facilita a auditoria

Dependendo do porte, natureza e tipo de negócio, a certificação dos livros contábeis, conhecida como auditoria, é obrigatória. Quando a empresa mantém a gestão da contabilidade em dia, obter o certificado de auditoria é um processo mais simples e menos moroso. Afinal, com a consultoria contábil, a empresa tem todos os documentos que comprovam que não há irregularidades sempre à mão.

#7 Gestão eficaz

A contabilidade facilita o feedback adequado para o empreendedor. Como tal, auxilia a gestão no planejamento e controle das diversas atividades do negócio. Além disso, o escritório de contabilidade também ajuda o gestor a avaliar o desempenho da empresa e apresenta medidas importantes para eliminar as deficiências na administração.

Tudo sobre contabilidade na sua empresa 

Agora, você já entendeu o papel da contabilidade para a saúde financeira da sua empresa. Sem dúvida, a gestão contábil é elementar para organizações que desejam crescer de maneira consistente e sustentável.  Seja para grandes empresas, mas também para as pequenas e médias, a contabilidade fornece os recursos que o gestor precisa para garantir compliance fiscal e lucratividade do negócio.

Quer saber como a IGO pode ajudar você na gestão contábil da sua companhia? Entre em contato com a gente. Vamos simplificar a contabilidade para você, gerando ótimos resultados!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBEM