Blog

Qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?

Para os gestores de negócios, saber qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade é essencial. Apresentamos esses conceitos em um artigo especial sobre o tema. Confira!

Lucratividade e rentabilidade podem parecer os mesmos parâmetros de medição que determinam o sucesso de um negócio. No entanto, são duas métricas diferentes usadas para avaliar o desempenho atual e futuro de uma empresa.

Esses números são importantes para investidores, gestores e proprietários tomarem decisões. Assim, é vital entender a diferença entre lucratividade  e rentabilidade. 

Os dois conceitos permitem ter uma visão clara do desempenho do negócio e fornecem informações sobre a saúde financeira exata do empreendimento. 

Quer realmente conhecer qual a diferença entre lucratividade e rentabilidade?
Então, prossiga a leitura.

qual-a-diferenca-entre-lucratividade-e-rentabilidade

Entenda a diferença entre lucratividade e rentabilidade

A principal diferença entre lucratividade e rentabilidade é que o primeiro é um valor absoluto, enquanto a rentabilidade é relativa – isso porque pode aumentar ou diminuir com base no valor dos números que são comparados.

Na prática, a lucratividade pode informar sobre o passado e o presente da empresa, mas a rentabilidade é capaz de dizer muito sobre o futuro da empresa.

Saber qual é a diferença entre lucratividade e rentabilidade é uma ótima maneira de avaliar todas as suas finanças. E a distinção geralmente inclui:

Lucratividade

A lucratividade é representada pelos os ganhos que excedem as despesas do período. Em outras palavras, é o valor da receita que sobra depois que todas as despesas necessárias e correspondentes são subtraídas do período.

Tipos de lucro

As declarações de renda listam os três tipos principais de lucro. Cada tipo de lucro dá à liderança da empresa e a outras partes interessadas informações valiosas sobre a saúde da empresa.

Lucro bruto

O lucro bruto é a receita da empresa menos o custo das mercadorias vendidas (CPV). Ele ajuda as empresas a ver quanto dinheiro elas ganharam depois de contabilizar os custos diretos associados à criação de seu produto ou serviço.

Para calcular o lucro bruto, subtraia o CPV das vendas totais.

Lucro operacional

O lucro operacional contabiliza tanto o CPV quanto o custo das despesas operacionais. O lucro operacional ajuda as empresas a avaliar como os custos diretos, como mão de obra e maquinário, e os custos indiretos, como aluguel de prédios e serviços públicos, prejudicam o lucro.

Para calcular o lucro operacional, subtraia os custos operacionais do lucro bruto.

Lucro líquido

O lucro líquido é a receita restante após a contabilização de todas as despesas comerciais, incluindo impostos e juros. Ele indica o quão saudável é um negócio, mostrando qual valor resta depois de pagar todas as despesas e custos.

Para calcular o lucro líquido, subtraia os custos de impostos e juros do lucro operacional.

Marqem total de lucro

As empresas podem usar o lucro bruto, o lucro operacional e o lucro líquido para calcular sua lucratividade ou a eficiência com a qual a companhia usa seus lucros. Para determinar a margem de lucro, divida o lucro bruto, operacional ou líquido pela receita total.

Rentabilidade

A rentabilidade é uma medida que indica o quão bem uma empresa está operando mensurada pelo ROI (Retorno do Investimento),  que ajuda a determinar se ela está gerando riqueza suficiente. 

O KPI (Key Performance Indicator) determina quanto a empresa ganha em comparação com seu investimento em ativos. A rentabilidade é importante para as empresas que usam dívidas ou investimentos para capitalizar seu crescimento. 

Existem algumas fórmulas para medir a rentabilidade:

Margem de Lucro = (Receita – Despesas) / Receita

Índice de Margem Bruta = (Receita – Custo das Mercadorias Vendidas) / Receita Total

Retorno do Investimento = (Ganho do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

 

A rentabilidade é uma medida melhor do que o lucro?

A diferença entre lucratividade e rentabilidade é que a segunda mede a saúde a longo prazo de uma empresa. O lucro é mais a curto prazo. A rentabilidade ajuda a verificar se os investimentos estão, de fato, valendo a pena. 

Ele mostra se a empresa vai ou não continuar a crescer. Também indica que a empresa está disposta a reinvestir seus ganhos em si mesma. Os investidores, por exemplo, podem, então, investir mais dinheiro no negócio com mais segurança.

A lucratividade  para os investidores, já que demonstra ​como seus investimentos estão gerando os resultados. Quando os dividendos, o valor das ações ou o preço das ações são altos, os investidores ficam satisfeitos com o desempenho de seus ativos. A rentabilidade mostra-lhes se esta tendência vai continuar.

Empresas lucrativas podem reinvestir seus ganhos em resultados positivos para investidores e credores. Por sua vez, eles analisam essa medida para ver se a empresa será capaz de pagar suas dívidas. 

Reinvestir os lucros também significa que a empresa pode crescer ainda mais por meio do reinvestimento de capital. Muitas organizações têm dificuldade em medir os índices de lucratividade.  

Percebeu como a diferença entre lucratividade e rentabilidade é simples? 

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando o blog da IGO.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBEM