Quando você faz o uso de algum dos serviços da iGO – Gestão inteligente, você eventualmente pode nos fornecer algum dado pessoal. O mesmo acontece quando a empresa para a qual você trabalha contrata nossos serviços. O tratamento destes dados é essencial para viabilizar a própria prestação do serviço que se espera de nossa organização.

A iGO Gestão Inteligente respeita a privacidade de todos os dados pessoais tratados e preza pela segurança destes. Por esta razão os guardamos com todo o zelo necessário às operações tanto no ambiente digital, quanto físico, obedecendo todas as regras impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados.

Com a finalidade de dar transparência ao tratamento dos dados, dedicamos este documento, explicando de forma simples e resumida como os dados pessoais são usados, tratados, pela nossa empresa. É importante registrar que nossas práticas de tratamento de dados pessoais podem sofrer alterações, sempre visando aprimorar a experiência de nossos clientes, bem como a segurança dos dados. Por esta razão, é importante revisar este documento sempre que for fazer novo uso de nossos serviços, ou quando entender conveniente para saber se houve alguma alteração desta presente política de privacidade.

Na maior parte dos tratamentos nós seremos operadores dos seus dados pessoais, ou seja, efetuaremos o tratamento dos seus dados pessoais de acordo com as diretrizes impostas pela empresa que contratou nossos serviços. Porém, mesmo nessas hipóteses, somos também responsáveis pela proteção e segurança dos seus dados pessoais, além de garantir um tratamento adequado conforme determina a legislação vigente.

Exceto quando você contrata nossos serviços diretamente,  para a prestação de um serviço para você enquanto pessoa física, de forma geral seus dados pessoais chegam até nós através da empresa que contratou nossos serviços. Na grande maioria das vezes, esta empresa será a sua empregadora.

Abaixo esclarecemos quais são os dados tratados e para que é feito o tratamento. Mas antes, permita nos apresentar brevemente. A iGO surgiu da adequação do modelo de serviços contábeis à velocidade da geração de informações para tomada de decisão pelo empresário, juntamos software ERP, assessoria e contabilidade, o que chamamos de GESTÃO INTELIGENTE. Nossa empresa é sediada na R. Dona Francisca, 8300 – Bloco L Sala 09 – Zona Industrial Norte, Joinville – SC, CEP 89219-600 e inscrita no CNPJ sob o nº 08.651.841/0001-70. Atualmente a iGO Gestão Inteligente conta com serviços administrativos e financeiros (BPO), RH e gestão de benefícios, Contabilidade, emissão de certificados digitais, assessoria tributária, entre outros. Toda a equipe é altamente qualificada e comprometida com a qualidade e confiabilidade dos serviços prestados. A confiança depositada em nossa organização pelas principais empresas da região é reflexo disto. O mesmo comprometimento que nossa organização despende na prestação dos seus serviços, se estende à proteção dos dados pessoais por nós tratados.

1. Quais dados coletamos sobre você e para qual finalidade?

Em suma, coletamos e tratamos os dados pessoais apenas necessários para atingir a finalidade da prestação do serviço contratado. Vejamos a seguir de forma resumida quais as finalidades de dos tratamentos realizados por nossa organização e quais dados podem ser tratados para cada respectiva finalidade, a depender do serviço respectivamente contratado. Seus dados pessoais podem ser tratados para:

  • O processo de admissão: nome completo, telefone, sexo, endereço, data de nascimento, cidade do nascimento, estado civil, nome do Cônjuge, CPF do cônjuge, filiação, dependentes, RG, CPF, título de eleitor, CTPS, PIS, certificado Militar, Carteira de Habilitação, data de admissão, salário, função/cargo, se recebe vale transporte, alimentação ou refeição, horário de trabalho, se é primeiro emprego, se paga contribuição sindical, se recebe seguro-desemprego, dados bancários;
  • A elaboração do contrato de trabalho: nome completo, CPF, nº CTPS, Endereço, PIS, Estado Civil, Nacionalidade, Cargo, Salário, data de Admissão, Carga Horária;
  • A inclusão e gestão de plano de saúde ou odontológico: nome, endereço, CPF, RG, data nascimento, PIS, número SUS, telefone;
  • A inclusão em seguro de Vida, que por vezes se dá por força de lei: nome completo, data de nascimento, CPF;
  • A inclusão e gestão de convênios de compra junto a empresas terceiras, incluindo farmácia, alimentação, refeição, dentre outros: nome completo, CPF, matrícula, valor máximo de compra, valor das compras, produtos adquiridos;
  • A gestão do vale transporte fornecido ao colaborador: nome, CPF, data nascimento, nome da mãe, endereço, rotas utilizadas com o cartão;
  • Providenciar desconto salarial referente a previdência privada: nome completo, CPF, data de admissão, salário, adesão ao plano;
  • Cumprir obrigação legal referente aos exames admissionais, demissionais, periódicos, laudos PCMSO, PPRA, LTCAT e afins: nome completo, cargo, setor, CPF, PIS, RG, data de admissão, CTPS, exames eventualmente feitos;
  • Auxiliar na declaração de Imposto de Renda: nome do dependente, relação de parentesco, data de nascimento, CPF do dependente, relação de bens, direitos e demais lançamentos;
  • A gestão de cartão ponto e horário de trabalho: nome, PIS, data de admissão, nº CTPS, cargo, setor, horário de trabalho;
  • Auxiliar a empresa no cumprimento da lei no que diz respeito ao abono de falta por doença do colaborador: atestado médico, nome completo, eventual patologia, profissional que realizou atendimento, tempo de afastamento;
  • Auxiliar a empresa no cumprimento da lei no que diz respeito ao gerenciamento das férias dos colaboradores e períodos aquisitivos: nome completo, matrícula, período aquisitivo, saldo de férias, pagamentos, períodos de férias;
  • Auxiliar a empresa na formalização de eventual advertência ao colaborador: nome completo, motivo da advertência e data;
  • Proporcionar um controle de acesso seguro ao condomínio onde está sediada a empresa, segurança aos próprios titulares e aos terceiros que frequentam o condomínio: nome completo, número do crachá, CPF, data de nascimento, modelo e placa do veículo autorizado a entrar no condomínio;
  • Auxiliar a empresa na confecção das folhas de pagamento dos colaboradores e ou efetivar o próprio pagamento do salário: nome completo, cargo, salário, descontos, abonos, auxílios, impostos, benefícios, endereço, dados bancários e valores a receber;
  • Auxiliar a empresa no desligamento de colaborador de acordo com a legislação: nome completo, cargo, data de admissão, PIS, setor, matrícula, CBO, valores a receber, valores apagar, remuneração, endereço, data de nascimento, data do aviso, data da demissão, nome da mãe, CPF, motivo do desligamento, tipo de contrato, se há ou não pensão alimentícia;
  • Emissão de nota fiscal de prestação de serviço para pessoa física: nome completo, endereço, CPF, telefone, e-mail;
  • Auxiliar o cliente na emissão de notas fiscais, no cumprimento da legislação: nome completo, CPF e endereço;
  • Emissão de Certificado Digital: documento pessoal, CNH ou RG e CPF, endereço, foto, digital (biometria), e-mail, nome da mãe, data de nascimento, sexo, cor do cabelo, olhos, idade aparente e outras características físicas;
  • Auxiliar o cliente no recolhimento de tributos referentes a notas de corretagem: nome completo, CPF, "papéis" comprados e/ou vendidos na bolsa de valores, endereço, corretora das ações;
  • Elaborar contrato social ou sua alteração: (dados dos sócios) nome completo, CPF, endereço, estado civil, nacionalidade, participação na empresa;
  • Auxiliar o cliente na obtenção de empréstimo: (dados dos sócios) nome completo, CPF, endereço, certidão de casamento/nascimento declaração de Imposto de Renda, valor do empréstimo, tipo de garantia e afins;
  • Auxiliar o cliente na formalização do seu cadastro de MEI: nome completo, RG, CPF, CNH, comprovante de residência, e-mail, título de eleitor, senhas de acesso ao Gov.br;
  • Auxiliar o cliente no controle de contas a pagar e/ou contas a receber: nome completo e CPF;
  • Obtenção e gerenciamento de relatórios de pagamentos bancários: nome completo;
  • Elaboração de balanços contábeis: nome completo de cliente ou fornecedor e valores recebidos ou pagos, nome, CPF, valores recebidos, dados bancários, cargo, salário, dos colaboradores do contratante;
  • Elaborar declarações tributárias exigidas por lei, tais como PDG – Dimob, DECORE e demais declarações para os fiscos municipais, estaduais e federais: nome completo, CPF, valores de distribuição de lucros, pró-labore, rendimentos, dentre outros exigidos pelo fisco;

Os dados são coletados em diferentes momentos e para as diferentes finalidades acima mencionadas. A iGO Gestão Inteligente apenas trata seus dados se estes realmente forem necessários para a prestação do serviço contratado ou para o cumprimento de alguma obrigação legal, seja da própria empresa ou de terceiros.

2. Como coletamos os seus dados?

São as formas de acessarmos seus dados pessoais: acesso ao sistema ERP ou outro sistema de gestão do cliente; envio por e-mail, whatsapp ou telefone pelo próprio cliente ou pela empresa contratante; entrega pessoalmente de documentos físicos; quando necessário; preenchimento de formulários respectivos; ficha admissional; no processo admissional ou demissional; acesso a relatórios e planilhas fornecidas pelos clientes; acesso aos sistemas/portais dos benefícios e convênios; acesso aos sistemas das instituições bancárias;

Quanto à biometria coletada por ocasião da emissão do Certificado Digital, esta é coletada quando o titular põe seu dedo sobre a leitora óptica de leitura biométrica, homologada de acordo com a Medida Provisória 2.200- 2/2001.

Nos casos de renovação por videoconferência, a certificadora exige a gravação de imagem entre o agente e o cliente onde são informados os dados pessoais e a apresentação de documentos, neste processo o agente segue um script enviado pela ICP Brasil Certificadora conforme modelo abaixo:

3. Da base legal para o tratamento

Todo o tratamento de dados pessoais realizado pela iGO Gestão Inteligente é feito em conformidade com as regras e os princípios estabelecidos na Lei Geral de Proteção de dados. Todo e qualquer dado pessoal somente é tratado por nós quando amparado por ao menos uma das bases legais previstas na LGPD.

São bases legais que sustentam o tratamento dos seus dados pessoais junto à iGO Gestão Inteligente: o consentimento do próprio titular; a execução do contrato ou realização de atos preliminares ao contrato para o titular ou terceiro (como seu empregador, por exemplo); o cumprimento de obrigações legais do titular ou de terceiros; o exercício de direitos em eventual processo judicial ou administrativo em favor da iGO ou de seu cliente; a proteção da vida e da incolumidade física do titular e de terceiros; o legítimo interesse. 

Cada dado pessoal tratado possui sua(s) própria(s) base(s) legal(is), dentre as citadas acima, e você poderá certificar-se cada uma delas pelos canais de comunicação adiante mencionados.

É válido registrar que você pode revogar o consentimento para o tratamento de dados pessoais a qualquer tempo. Sempre que o consentimento for a única base legal para o tratamento de algum dado pessoal seu, a sua revogação nos obrigará a eliminar o respectivo dado. Destacamos ainda que a revogação do consentimento para o tratamento dos dados pode implicar na impossibilidade de prestação de alguns serviços que dependam daquela informação. Tais consequências serão informadas por ocasião da eventual revogação.

Os dados tratados com base em outras hipóteses legais serão mantidos em nossos bancos de dados, ou serão acessados pelo tempo que se fizer necessário para o cumprimento da sua finalidade

4. Com quem são compartilhados seus dados

Para desenvolver as atividades já mencionadas, eventualmente, é necessário que compartilhemos seus dados com parceiros de nossa empresa, prestadores de serviço ou também órgãos estatais e reguladores. 

Todos os prestadores de serviço que possuem acesso aos seus dados, assim o fazem única e exclusivamente com a finalidade de cumprir o contrato de prestação de serviço. 

São atividades que eventualmente exigem o compartilhamento das suas informações: a transmissão de declarações e outros documentos ao fisco ou órgão regulador; o armazenamento ‘em nuvem’ dos dados; a gestão de benefícios; segurança pessoal e patrimonial; gestão e efetivação de pagamentos; gestão de dados por meio de ERP; o transporte de documentos físicos por meio de empresa de entregas; a troca de informações por meio eletrônico, como por e-mail ou whatsapp.

Na eventualidade de alguma autoridade governamental, policial ou judicial solicitar seus dados armazenados conosco, precisaremos entregá-los à autoridade solicitante, dando assim cumprimento à obrigação legal ou regulatória, nos termos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

5. Onde são armazenados os seus dados

Seus dados coletados digitalmente são armazenados em servidores, data centers, localizados no Brasil, tanto servidores locais, quanto servidores em “nuvem”. Não há transferência dos seus dados para o exterior.

Quando seus dados são armazenados em um servidor cloud, “nuvem”, empresas parceiras são usadas para operacionalizar o tratamento, como a e-Kanban, Questor e o Google, porém, mesmo nestes casos, o controle e a responsabilidade sobre os dados continuam sendo da IGO em conjunto com a empresa que eventualmente tenha nos contratado para tratar seus dados. 

No que se refere aos dados biométricos coletados para a emissão de Certificado Digital, tais dados não são armazenados por nossa empresa. Nós participamos apenas do processo de coleta e a transmissão dos dados à certificadora é imediato. O armazenamento é feito pela empresa certificadora de acordo com a legislação vigente.

Os documentos físicos são armazenados em pastas próprias dentro de armários localizados em sala de arquivos apropriada e protegida.

6. Segurança dos seus dados

São adotadas diversas medidas de segurança, para que seus dados sejam armazenados de maneira segura, cumprindo todas as medidas legais impostas pela Lei Geral de Proteção de Dados. As medidas de segurança visam, dentre outros, impedir o acesso não autorizado, a destruição, a perda, a alteração, ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito dos seus dados que estejam conosco. 

Ressaltamos, porém, que infelizmente nenhuma plataforma digital é absolutamente segura. A busca por maior segurança é algo contínuo em nossa organização, porém nenhuma tecnologia de segurança disponível no mercado é infalível, isto é fato. Sendo assim, caso esteja preocupado com a segurança dos seus dados, sinta-se à vontade para fazer contato conosco através de nosso DPO para que possamos lhe auxiliar.

7. Do uso e cookies

Quando você entrar em nosso site pela primeira vez será solicitada a sua concordância para o tratamento dos seus dados de navegação, ou cookies pela nossa empresa. Caso haja o consentimento para o uso dos seus cookies, estes servirão para auxiliar no diagnóstico e solução de eventuais problemas técnicos do site ou da navegação, bem como para desenvolver novas melhorias que elevem a qualidade da sua experiência em nossas plataformas. As tecnologias de monitoramento também são usadas para fins estatísticos, sem individualizar o usuário. Em nenhuma hipótese serão utilizados cookies maliciosos, tampouco as informações dos seus cookies serão fornecidas a terceiros a qualquer pretexto. Não havendo o seu consentimento, não serão usados seus cookies, porém, ciente de que a navegação em nosso site não irá aproveitar todas suas funcionalidades.

8. Seus direitos como titular dos dados pessoais

Embora tenhamos acesso a alguns dos seus dados pessoais, o ‘dono’ dos dados, continua sendo você. Sendo assim, alguns direitos lhe são garantidos perante nossa empresa, são eles: a confirmação se há ou não dados pessoais seus sendo tratados pela nossa empresa; conferir, acessar os dados pessoais seus guardados por nossa empresa; a correção de dados pessoais equivocados, imprecisos ou incompletos; a eliminação de dados pessoais tratados com base no consentimento, havendo a sua revogação, ou aqueles eventualmente desnecessários para atingir as finalidades dos respectivos tratamentos; ter a informação de com quais empresas ou instituições compartilhamos seus dados para a execução dos nossos serviços; a segurança dos seus dados.

9. Sobre a retenção e exclusão dos seus dados pessoais

Os seus dados pessoais armazenados conosco serão conservados por prazo indeterminado. Já os dados armazenados junto aos nossos clientes e aos quais apenas temos acesso, o acesso será feito apenas enquanto perdurar a prestação do serviço. Existem casos em que podemos manter seus dados, independentemente do seu consentimento pelo prazo necessário para o cumprimento de obrigações legais, ou proteção de direitos da iGO e/ou do respectivo cliente controlador daquele dado, sendo que nestes casos, eles não estarão em uso, mas apenas armazenados para eventual necessidade de cumprimento de alguma obrigação. De qualquer modo, estarão protegidos e serão tratados de acordo com a LGPD.

Havendo a solicitação de exclusão dos dados, nossa empresa eliminará todos os seus dados de todos os nossos bancos de dados, ressalvados aqueles essenciais ao cumprimento de obrigação legal ou de órgão regulador, para a proteção de direitos da nossa empresa, ou do controlador, em eventual demanda judicial ou administrativa, ou ainda, de forma anonimizada, para fins de análise estatística.

10. DPO

Se você tem qualquer questionamento sobre esta Política de Privacidade, como nós manipulamos seus dados pessoais ou gostaria de exercer algum de seus direitos previstos na LGPD, por favor contate o nosso Encarregado pelo tratamento de dados pessoais/DPO, através do e-mail lgpd@igo.srv.br.