Blog

No atual contexto, em um mercado altamente competitivo, investir em ferramentas de negócio que auxiliem na gestão estratégica é um diferencial importante para a performance das empresas. 

Você já pensou, por exemplo, em como a contabilidade pode te ajudar na gestão do negócio?

Na prática, o suporte de um parceiro contábil pode potencializar o seu sucesso. Afinal, dessa maneira, é possível ter uma visão geral da saúde financeira de sua empresa, acompanhar seu fluxo de caixa com precisão e mapear oportunidades de crescimento a partir de uma gestão tributária eficaz. 

É verdade que você pode optar por conduzir os processos contábeis da sua empresa internamente. Contudo, nem sempre manter um time dedicado exclusivamente para este tipo de demanda compensa. 

Por isso, é preciso compreender para que serve uma contabilidade e de que modo um escritório parceiro pode ajudá-lo.

Muitas vezes, investir na terceirização dos serviços é a melhor alternativa. Assim, você conta com o suporte de especialistas no assunto para ajudá-lo a preparar documentos financeiros, gerenciar processos de folha de pagamento, apurar impostos e muito mais. 

Neste artigo, mostramos como uma contabilidade pode garantir que sua empresa funcione bem e esteja no caminho certo para ganhar dinheiro. 

Descubra como a contabilidade pode ajudar o seu negócio a crescer. Aproveite o conteúdo!

Para que serve uma contabilidade? 6 vantagens de uma estratégia contábil eficaz 

Ao contar com o suporte de uma contabilidade, além de descomplicar o processo de entrega das obrigações fiscais, você obtém uma visão mais clara de como seu negócio está indo financeiramente.

Com a contratação de um parceiro contábil, a empresa passa a organizar seus recursos, despesas, receitas, investimentos e tributos de maneira muito mais consistente.   

Veja algumas das vantagens de ter uma empresa contábil como parceira estratégica e entenda como a contabilidade pode ajudar o seu negócio a crescer:

1. Estabilidade Financeira

Quando as finanças de sua empresa estão em ordem, você tem uma visão precisa da quantidade de dinheiro que está indo e vindo. 

Além disso, você também pode criar previsões mais precisas para receitas e despesas futuras, para ter certeza de que tem reservas de caixa suficientes para ajudá-lo em tempos difíceis. 

Com finanças comerciais estáveis, você pode oferecer aos seus clientes uma experiência consistente e positiva. Isso porque, graças ao suporte da contabilidade, você terá uma gestão financeira aprimorada. De tal modo, dificilmente precisará cortar custos inesperadamente porque o dinheiro está apertado ou cortar o número de funcionários de repente.

2. Maior eficiência operacional

A contabilidade adequada oferece dados financeiros atualizados sobre o seu negócio. E isso pode ajudá-lo a tomar decisões cruciais sobre a necessidade e o momento de novos investimentos comerciais. 

Para fazer a análise de viabilidade de novos investimentos, tenha em mente algumas questões:

  • Os novos equipamentos podem fazer você trabalhar mais rápido?
  • Isso poderia significar uma melhoria na qualidade do serviço para os seus clientes? 

Dados financeiros precisos ajudam você a decidir se é o momento certo para investir mais dinheiro em sua empresa e como essas despesas afetarão seu fluxo de caixa.

3. Marketing mais inteligente

Ao pensar para que serve uma contabilidade, tenha em mente que ela mostra os caminhos possíveis para sua estratégia.

Os registros financeiros oferecem informações sobre suas despesas e fluxo de caixa. Na prática, esses dados podem ajudá-lo a tomar melhores decisões sobre o marketing de sua empresa.

Informações contábeis precisas podem ajudá-lo a decidir o momento certo para lançar uma campanha de marketing, bem como entender se seus esforços de marketing estão produzindo os resultados desejados.

4. Gestão de fluxo de caixa

Acompanhar as tarefas e movimentações diárias é importante, mas também é crucial determinar onde o seu negócio estará daqui a três ou seis meses. 

A contabilidade ajuda sua empresa tanto na gestão das transações de caixa no dia a dia como também na projeção do seu fluxo de caixa para o futuro. 

Se o seu parceiro contábil usar um sistema, certamente você poderá obter essas informações de um jeito simples e prático a partir dos relatórios. Contar com esse tipo de ferramenta de gestão faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio.

5. Controle de estoque 

Se sua empresa vende produtos e mantém o controle de estoque manualmente, você pode se beneficiar muito mantendo registros de estoque atualizados em um sistema. Muito mais simples, não é mesmo?

Saber o que está vendendo e o que não está, quantos de cada item você possui e ajuda você a entender o momento certo de fazer novos pedidos e de oferecer descontos em itens de venda lenta, se for preciso. O contador e o software de contabilidade podem rastrear isso facilmente.

6. Planejamento estratégico e tributário

Seus planos para o futuro, é claro, dependem de financiamento. Sua empresa não pode crescer a menos que você saiba quanto custará para atingir seus objetivos – e se o dinheiro estará disponível quando você precisar. As boas práticas contábeis podem fornecer essas informações.

Conhecimento financeiro é a chave aqui. A contabilidade oferece informações com uma riqueza de detalhes que permite fazer projeções fundamentadas, elaborar estratégias consistentes e definir o regime tributário ideal. Assim, é possível manter seu negócio em um caminho estável para o crescimento.

Para que serve a contabilidade: minha empresa realmente precisa de uma?

Se você quiser manter um gerenciamento contábil eficaz, para potencializar o crescimento do seu negócio, você deve considerar a contratação de uma empresa de contabilidade. 

É possível manter a contabilidade gerencial internamente? Sim. Em última análise, a decisão é sua. 

Mas, afinal, como uma empresa de contabilidade pode ajudar seu negócio?

Os contadores auxiliam as companhias de várias maneiras, incluindo:

  • Encontrar o regime tributário ideal para atender o modelo de negócio e as necessidades da empresa;
  • Preparar os documentos e relatórios financeiros exigidos para a gestão do negócio;
  • Gerenciando processos de gestão de pessoas, como admissão, demissão e folha de pagamento;
  • Preparar suas declarações fiscais e encontrar incentivos fiscais que se apliquem ao seu negócio;
  • Fazer as entregas das obrigações fiscais mensalmente e anualmente, garantindo compliance tributário; Ajudá-lo a navegar em uma auditoria fiscal, se esse problema surgir.

Se você optar por trabalhar com um escritório de contabilidade, busque o parceiro ideal para o seu negócio, analisando com cuidado o perfil, os serviços oferecidos e as recomendações do potencial fornecedor. 

Ao selecionar uma contabilidade com boas referências e práticas de mercado, certamente seu negócio estará em boas mãos.

Agora que você já sabe como a contabilidade pode te ajudar, tenha em mente que também que um contador exerce o papel de consultor estratégico do seu negócio. Por isso, confiabilidade e compromisso são critérios indispensáveis para fechar uma parceria com um escritório de contabilidade. 

Com uma solução empresarial completa e integrada composta por software, assessoria e contabilidade, a iGO tem todos os recursos que sua empresa precisa. Entre em contato conosco e saiba como a contabilidade pode te ajudar

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

VEJA TAMBEM