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Pagamento via DDA: entenda o porquê é preciso ter cuidado com esse recurso

A tecnologia trouxe diversas facilidades para o nosso dia a dia. Hoje, acessamos quase tudo pelo celular, inclusive documentos como identidade, carteira de trabalho, entre outros. 

Por meio desses novos mecanismos, é possível receber até mesmo boletos diretamente pelos aplicativos de banco, via DDA. Entretanto, é preciso ficar atento aos boletos recebidos por meio desse sistema.

Segundo a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), a aplicação de golpes com boletos falsos cresceu 45% no país, entre 2020 e 2021. Por isso, se você está controlando seus pagamentos com base no DDA, é importante ter cuidado. 

Entenda melhor como o DDA funciona e saiba como se proteger de golpes. Continue lendo o artigo!

O que é DDA?

Com o avanço da digitalização, as pessoas começaram a pagar seus boletos via aplicativos de banco. Entretanto, como na maioria das vezes a câmera do celular não lia a tarja do código de barras, era preciso inserir manualmente o extenso número que continha nele e se houvesse qualquer errinho, o pagamento não era processado. 

O Débito Direto Autorizado, ou DDA, é um sistema que permite que todos os boletos emitidos em um CPF ou CNPJ de uma empresa sejam recebidos eletronicamente por intermédio de uma instituição bancária.

O DDA foi lançado pela Febraban, em 2009, com o intuito de diminuir a emissão de boletos em papel. Um movimento que, segundo a cartilha do DDA, pouparia cerca de 374.400 árvores, 1 bilhão de litros de água e 46 milhões de KW/hora de energia elétrica — cálculo feito com base nos 2 bilhões de boletos emitidos em 2008.

Como funciona?

A pessoa física ou jurídica titular de uma conta bancária se cadastra como “sacado eletrônico”  nos bancos em que possui conta. A partir daí, o sistema permite a visualização eletrônica de todos os boletos emitidos naquele CPF ou CNPJ devedor, pelo próprio aplicativo do banco. 

Para acessar, basta ir até a aba “Pagamentos” e clicar em DDA e, logo, serão listados todos os boletos emitidos em seu nome. É possível visualizar essas informações, também, por meio do Internet Banking pelo navegador e até mesmo em caixas eletrônicos.

Quais as diferenças entre DDA e Débito Automático?

O Débito Automático é outra modalidade de cobrança, e trata-se de um serviço oferecido por bancos e instituições financeiras, que permitem o pagamento automático de uma conta.

Para isso, é preciso acessar o app do banco e cadastrar a conta que deseja solicitar o débito automático em conta. Este serviço é muito usado em casos de cobranças de serviços telefônicos, de internet, contas de luz e água, entre outros. Dessa forma, os valores são debitados automaticamente da sua conta no prazo de vencimento.

Já o DDA, como mencionamos acima, é um sistema que notifica o devedor por meio do app do banco, referente a contas a vencer em seu nome. Ou seja, o pagamento é feito somente após a sua confirmação, sendo que o app apenas mostra a fatura pendente.

Por que evitar realizar pagamentos via DDA?

Sem dúvida nenhuma, o DDA foi um grande avanço para a área de pagamento, e de certa forma tem facilitado (e muito) a vida do departamento financeiro. Isso porque a realização de pagamentos passou a ser mais rápida e prática, dispensando a necessidade de digitar os números do boleto.

Entretanto, assim como todo o avanço na área financeira, o DDA traz um ponto de alerta. O sistema pode listar títulos que não foram contratados pelo usuário, ou seja, são boletos falsos. Essa prática é comum e atinge tanto empresas, como pessoas físicas. 

A seguir, elencamos alguns cuidados a se tomar, para evitar cair no golpe. Confira!

  • Confira os dados do beneficiário: é importante verificar se as informações batem com o serviço contratado;
  • Verifique os dados do banco emissor do boleto: alguns golpistas falsificam os logos do banco, para fazer com que as pessoas acreditem ser uma cobrança verdadeira;
  • Evite imprimir boletos: mesmo com as facilidades da tecnologia, algumas pessoas são meio resistentes e continuam a imprimir todas as cobranças. Entretanto, é preciso tomar cuidado. Isso porque muitas quadrilhas utilizam um vírus bolware para adulterar boletos, alterando valores e dados da cobrança, como o beneficiário, por exemplo.

Como o BPO Financeiro pode ajudar sua empresa a não cair no golpe?

O BPO é um sistema de terceirização de processos. Um BPO Financeiro, por exemplo, ficará encarregado de cuidar da parte de finanças do seu negócio.

É um serviço que fornece suporte especializado com profissionais qualificados que possuem domínio, conhecimento e ‘know-how’ na área. 

Mas, afinal, como um BPO Financeiro, pode ajudar sua empresa a não cair em golpes do DDA?

Todos os boletos de cobrança emitidos passam pela aprovação e acompanhados pela emissão da nota fiscal. Por exemplo, se um fornecedor X entregou uma mercadoria, e as quantias não baterem, a mercadoria volta e a nota fiscal e o boleto são cancelados, pois o recebimento não foi confirmado.

Se algum título aparecer na programação de pagamentos no DDA sem a relação com um serviço adquirido ou produto/mercadoria que houve a emissão da nota fiscal, é certo que esse é um título não autorizado e pode ser um boleto falso.

O BPO Financeiro verifica os dados dos boletos programados para pagamento com  o registro da nota fiscal  e confronta com o cliente. Caso ele não reconheça aquela cobrança, a equipe verifica se aquele pagamento a ser realizado está no lote de contas a pagar. Se não estiver, significa que a cobrança não foi autorizada pelo cliente, logo, não deve ser paga.

Sendo assim, o BPO Financeiro auxilia na verificação das informações e notifica a empresa sobre possíveis cobranças indevidas. 

Quer ter a tranquilidade e garantir que a empresa não caia em cobranças indevidas? Conte com a iGO, entre em contato e saiba como contratar o BPO financeiro. 

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