A Margem de Contribuição (MC) é uma informação útil e importante para a boa gestão de qualquer negócio.
Conhecendo a MC de um produto é possível determinar o percentual de lucro e de absorção de custos fixos que o mesmo suporta, bem como, compreender a importância dele dentro das vendas, dos estoques e do caixa da empresa. Além disso, a MC permite que o mix de produtos vendidos seja analisado sob a ótica de geração de caixa global (de todas as vendas do mês, ano, etc.), visando identificar se as vendas são suficientes ou não, para a cobertura de custos e despesas, bem como para a formação de lucros.
Outra utilidade da MC é na análise de descontos por negociação de preços ajudando a responder algumas dúvidas tais como:
- Quanto posso conceder de desconto sem comprometer a lucratividade?
- Quanto preciso aumentar em volume físico as vendas para compensar descontos concedidos?
- Até onde posso chegar com descontos e promoções sem comprometer o meu ponto de equilíbrio?
- Vale a pena manter esse produto à venda?
- Quanto preciso vender para atingir meu ponto de equilíbrio?
Você já dever ter percebido que a MC é uma ferramenta muito poderosa e pode ser usada de muitas formas em favor do seu negócio. Ela permite que se conheça o que aconteceu, o que está acontecendo, além de poder ser utilizada para estimativas e projeções de cenários futuros.
Mas afinal o que é essa Margem de Contribuição?
A MC é um valor residual do preço de venda, após dedução dos impostos sobre venda, comissões, fretes e eventualmente outras despesas que só se originam com a venda. Também é subtraído o valor do custo de aquisição das mercadorias vendidas (comércio) ou dos insumos aplicados na produção (indústria) ou prestação de serviços.
Agora você já pode responder à pergunta:
Você conhece a Margem de Contribuição dos seus produtos ou serviços?
Se interessou pelo tema? Nós podemos ajudá-lo a explorar essa ferramenta em benefício do seu negócio.
Conte conosco!