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A Margem de Contribuição (MC) é uma informação útil e importante para a boa gestão de qualquer negócio.

Conhecendo a MC de um produto é possível determinar o percentual de lucro e de absorção de custos fixos que o mesmo suporta, bem como, compreender a importância dele dentro das vendas, dos estoques e do caixa da empresa.   Além disso, a MC permite que o mix de produtos vendidos seja analisado sob a ótica de geração de caixa global (de todas as vendas do mês, ano, etc.), visando identificar se as vendas são suficientes ou não, para a cobertura de custos e despesas, bem como para a formação de lucros.

Outra utilidade da MC é na análise de descontos por negociação de preços ajudando a responder algumas dúvidas tais como:

  • Quanto posso conceder de desconto sem comprometer a lucratividade?
  • Quanto preciso aumentar em volume físico as vendas para compensar descontos concedidos?
  • Até onde posso chegar com descontos e promoções sem comprometer o meu ponto de equilíbrio?
  • Vale a pena manter esse produto à venda?
  • Quanto preciso vender para atingir meu ponto de equilíbrio?

Você já dever ter percebido que  a MC é uma ferramenta muito poderosa e pode ser usada de muitas formas em favor do seu negócio. Ela permite que se conheça o que aconteceu, o que está acontecendo, além de poder ser  utilizada para estimativas e projeções de cenários futuros.

Mas afinal o que é essa Margem de Contribuição?

A MC é um valor residual do preço de venda, após dedução dos impostos sobre venda, comissões, fretes e eventualmente outras despesas que só se originam com a venda. Também é subtraído o valor do custo de aquisição das mercadorias vendidas (comércio) ou dos insumos aplicados na produção (indústria) ou prestação de serviços.

Agora você já pode responder à pergunta:

Você conhece a Margem de Contribuição dos seus produtos ou serviços?

Se interessou pelo tema?  Nós podemos ajudá-lo a explorar essa ferramenta em benefício do seu negócio.

Conte conosco!

 

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